Arquivo mensal janeiro 2015

Anvisa registra cinco novos genéricos inéditos no mercado

Multicoloured Pills and CapsulesCinco novos genéricos, ainda inéditos no País, obtiveram registro da Anvisa. Com isso, pacientes e médicos passam a contar com opções terapêuticas a um custo reduzido, já que os medicamentos entrarão no mercado com preço pelo menos 35% inferior ao valor de tabela da referência. Os produtos são cloridrato de moxifloxacino, ciclesonida, baclofeno, dienogeste e pitavastatina. Genéricos inéditos são medicamentos que substituem os produtos de referência em um mercado onde até então não havia concorrentes deste tipo. O cloridrato de moxifloxacino é um antibiótico com ação bactericida em infecções respiratórias, pneumonia, sinusite, bronquite crônica e doença inflamatória pélvica. O ciclesonida é utilizado para o tratamento de sintomas de renite alérgica, incluindo congestão ou entupimento do nariz, coriza, coceira e espirros. O baclofeno é um relaxante muscular usado para reduzir e aliviar a rigidez excessiva e espasmos nos músculos que podem ocorrer em várias condições, tais como a esclerose múltipla, Ler mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – SINDIFATO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO TOCANTINS – SINDIFATO.  A Presidente do Sindicato, em uso das suas atribuições, convoca todos os farmacêuticos e farmacêuticos bioquímicos que laboram no comércio varejista e atacadista de medicamentos no Estado do Tocantins, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 22 de Janeiro de 2015, na sede do Sindifato, na QD 404 Sul, Av. LO 11, lote 4, sala 8, em Palmas/TO, às 14h00min horas, em primeira convocação, para tratarem da seguinte ordem do dia: a) leitura do edital convocatório; b) elaboração,  discussão e aprovação da contra proposta apresentada pelo Sindicato do  comércio varejista de produtos farmacêuticos-SINDIFARMA sobre a Implantação do plantão farmacêutico e/ou farmacêutico horista, nos finais de semana e feriados em cumprimento da legislação vigente. Lei n°13021, de 8 de Agosto de 2014, como aditivo da CCT-2014/2015; c) votação para a aprovação da aludida pauta; d) autorização para que a diretoria do Sindifato possa firmar acordo administrativo, com a assinatura do referido aditivo , com ou sem mediador e na sua inviabilidade, conceder poderes para que seja ajuizado o competente DC; e) Compor Comissão de Negociação;  d) assuntos gerais da categoria. Não havendo número legal de presentes na primeira convocação, a segunda se realizará 30 minutos após, já com qualquer número de presentes. As deliberações tomadas nesta Assembleia prevalecerão para todos os fins de direito, e a ela se vinculam os trabalhadores sindicalizados ou não à entidade convocante. Palmas/TO, 20 de Janeiro de 2015.  Léia Ayres Cavalcante – Presidente.

INSTITUTO RACINE SORTEIO BOLSA DE ESTUDO

No próximo dia 24 de Janeiro de 2015 inicia a 3ª turma do Curso Intensivo de Atualização em Farmácia Oncológica e o Instituto Racine, juntamente com o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (SINDIFATO), sorteará 2 (duas) Bolsas de Estudo de 50% de desconto nas parcelas. O ganhador poderá escolher por participar da modalidade Presencial (Aulas em São Paulo – SP) ou EAD (Transmissão Ao Vivo via internet). Vale ressaltar que as aulas transmitidas são disponibilizadas na versão gravada em até 72h após a sua realização, desta forma, é possível revisar o conteúdo apresentado ou assistir em momento diferente da transmissão. Para participar é simples: basta preencher um breve formulário e torcer para ser contemplado com este benefício no tão sonhado curso. O resultado será divulgado no dia 23/Jan/2015 por e-mail e em nossa página no Facebook.

Clique Aqui para Participar do Sorteio

Informações e Inscrições
Acesse nossa agenda de cursoswww.racine.com.br
+55 (11) 3670-3499 / 2149-1888
cursos@racine.com.br
Instituto Racine

2ª EDIÇÃO FEIJÃO TARJA PRETA

O Sindifato em parceria com o Conselho Regional de Farmácia está promovendo em comemoração ao dia do Farmacêutico a 2ª Edição Feijão Tarja Preta, que acontecerá no dia 24-01-2015, local: Espaço Garden (706 sul, Alameda 12, Lote 19B), Horário: a partir das 11h, entrada para o farmacêutico gratuita e acompanhante R$. 60,00 (Sessenta reais) venham e participem ingressos na sede do SINDIFATO e CRF-TO. Contato: (63) 3214-5984 ou (63) 8451-0211. (Já incluso bebidas)

Primeira vacina contra a diabetes mostra resultados positivos

vacina2Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, anunciaram na última semana um passo importante em direção à primeira vacina contra a diabetes. Os cientistas criaram um imunizante que se mostrou eficaz para controlar, em humanos, o tipo 1 da doença, que ocorre porque o sistema imunológico do próprio corpo passa a atacar as células beta, situadas no pâncreas, que fabricam a insulina. O hormônio permite a entrada, nas células, da glicose circulante na corrente sanguínea. Com menos insulina, há um acúmulo de açúcar no sangue, o que caracteriza a diabetes. O outro tipo, o 2, é resultado de alterações promovidas principalmente pela obesidade. A vacina impediu o ataque de um tipo de célula CD8, integrantes do sistema imunológico, às células beta. “Estamos muito excitados com o resultado. Sugere que o sonho de interromper o ataque do sistema imunológico a células específicas pode ser realizado”, afirmou um dos líderes da pesquisa realizada com 80 pacientes, Lawrence Steinman. Os cientistas planejam expandir os experimentos para investigar a eficácia do medicamento em mais indivíduos.

Anvisa suspende comercialização de medicamento e cosmético

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (15), a suspensão da distribuição, comercialização e uso de 38 lotes do medicamento Peritosteril Andy Disc, fabricado pela empresa Fresenius Medical Care Ltda.

A determinação ocorreu após investigação realizada pela própria empresa identificar contaminação por endotoxina bacteriana nos lotes dos produtos, usados em diálise peritonial. A Fresenius Medical Care já iniciou o recolhimento dos estoques existentes no mercado. Ler mais

FEIFAR E SINDIFATO OFEREÇEM CURSOS GRATUITOS

A Feifar em parceria com o Sindifato está oferecendo cursos gratuitos pelo portal da educação:                        1-Adquira seus cupons no site http://www.feifar.org.br/empreendedorismofarmaceutico/
2- Escolha seu curso no site   http://www.portaleducacao.com.br/parceiro/feifar
cupon de desconto http://navigari.com/navigari/cliente/feifar/list_voucher.php

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO TOCANTINS – SINDIFATO.  A Presidente do Sindicato, em uso das suas atribuições, convoca todos os farmacêuticos e farmacêuticos bioquímicos que laboram no comércio varejista e atacadista de medicamentos no Estado do Tocantins, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 12 de Janeiro de 2015, na sede do Sindifato, na QD 404 Sul, Av. LO 11, lote 4, sala 8, em Palmas/TO, às 09h00min horas, em primeira convocação, para tratarem da seguinte ordem do dia: a) leitura do edital convocatório; b) elaboração,  discussão e aprovação de proposta sobre a Implantação do plantão farmacêutico e/ou farmacêutico horista, nos finais de semana e feriados em cumprimento da legislação vigente. Lei n°13021, de 8 de Agosto de 2014 , a ser remetida à representação patronal, como aditivo da CCT-2014/2015; c) votação para a aprovação da aludida pauta; d) autorização para que a diretoria do Sindifato possa firmar acordo administrativo, com a assinatura do referido aditivo , com ou sem mediador e na sua inviabilidade, conceder poderes para que seja ajuizado o competente DC; e) Compor Comissão de Negociação;  d) assuntos gerais da categoria. Não havendo número legal de presentes na primeira convocação, a segunda se realizará 30 minutos após, já com qualquer número de presentes. As deliberações tomadas nesta Assembleia prevalecerão para todos os fins de direito, e a ela se vinculam os trabalhadores sindicalizados ou não à entidade convocante. Palmas/TO, 07 de Janeiro de 2015.  Léia Ayres Cavalcante – Presidente.

Anvisa registra novo medicamento para tratamento da Hepatite C

medications-218_165+menorA Anvisa deferiu um pedido de registro de um novo medicamento para tratamento da Hepatite C, o Daklinza (daclatasvir). A publicação está no Diário Oficial da União desta terça-feira (06/1). Com isso, médicos e pacientes passam a ter mais uma opção terapêutica para a doença.
A Agência ainda avalia a segurança e eficácia de outros dois princípios ativos também considerados inovadores para o tratamento da Hepatite C:  o sofosbuvir e o simeprevir.
A nova droga tem como potencial vantagem em relação às terapias já existentes um percentual maior eficácia, tempo reduzido de tratamento e os benefícios do uso oral. Ler mais