Arquivo mensal janeiro 2016

poradmin

3º Feijão Tarja Preta dos Farmacêuticos

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico (20/01), o Sindicato dos Farmacêuticos e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Tocantins, convidam todos os profissionais da categoria a participarem de uma feijoada de confraternização, que acontecerá no próximo domingo (31) a partir das 12 horas no buffet dona Jacinta, localizado na quadra 202 Sul, NS B, conjunto 2, lote 2, (ATRÁS DA HONDA SERRA VERDE).

Os farmacêuticos poderão retirar seus convites na sede do CRF/TO a partir do dia 27 de janeiro. Aqueles que vierem de outros municípios, podem reservar os convites pelo telefone 3216-1606. A entrada para os farmacêuticos é franca (0800) e R$ 60,00 para acompanhante e crianças até 12 anos não pagam. Os convites dão direito ao buffet completo, incluindo as bebidas.

Durante o evento festivo, serão sorteados alguns brindes para os presentes, além de animação e shows com artistas locais.

Venha comemorar com seus amigos e familiares.

3º Feijão Tarja Preta dos Farmacêuticos do Tocantins
Data: 31 de janeiro de 2016
Horário: a partir das 12 horas
Local: Jacinta Buffet – quadra 202 Sul, NS B, conjunto 2, lote 2, (ATRÁS DA HONDA SERRA VERDE).

Da redação

poradmin

Servidores municipais têm o que comemorar em 2016

Aconteceu nesta manhã (26), uma reunião entre as entidades sindicais e o Prefeito de Palmas, Carlos Amastha e sua equipe, para a apresentação de uma série de benefícios e concessões que serão dados aos servidores municipais. As notícias foram recebidas com satisfação pelas entidades sindicais, por serem objetos de reivindicações antigas e que finalmente a gestão municipal sinaliza de forma positiva.

A primeira notícia foi o percentual de reajuste salarial de 11,28% referente a data base, que será pago sobre o vencimento do janeiro de 2016, já no mês de fevereiro de 2016. Esse valor repõe a perda salarial acumulada nos últimos 12 meses.

Outra notícia é o pagamento dos valores referente a bonificação por mérito que será pago a todos os servidores a partir de fevereiro de 2016. Os valores serão variados de acordo com a avaliação de cada servidor.

O pagamento das progressões horizontais, verticais, enquadramento, titularidade e escolaridade dos servidores referente a 2015, serão pagos em 2016, com os valores retroativos.

Em relação as progressões horizontais, verticais, enquadramento, titularidade e escolaridade dos servidores referente a 2016, serão pagos, também em 2016.

Todos os pagamentos descritos acima, serão feitos em uma única vez, sem parcelamentos.

Em relação ao pagamento do adicional de insalubridade será pago nos percentuais de 10% e 20%, para quem labora em unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento, respectivamente. O adicional será pago juntamente com os valores retroativos a partir de fevereiro de 2016.

Em relação a equiparação dos vencimentos dos servidores de nível médio do quadro geral e da saúde, com os vencimentos dos servidores da educação, também ocorrerá no mês de fevereiro de 2016.

E por último e não menos importante, a notícia de antecipação do vencimento dos servidores que estará disponível nas contas a partir da meia noite do dia 28, quinta feira.

Com esse pacote de medidas a prefeitura inicia a valorização dos servidores efetivos, pois durante muitos anos, os sindicatos representantes das categorias vêm cobrando, negociando, paralisando atividades para que os servidores pudessem receber aquilo que lhes é de direito. O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins, participou efetivamente das reuniões de negociações com proposta e informações que culminaram nesse resultado. “Podemos comemorar, mas ainda temos alguns ajustes que precisam ser feitos, mas diante dessas conquistas, os servidores podem respirar de forma mais tranquila”, finalizou a presidente do Sindifato, Leia Ayres Cavalcante.

Da redação

poradmin

EDITAL DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO TOCANTINS – SINDIFATO – CNPJ 02.889.439/0001-07 A Presidente do Sindicato, em uso das suas atribuições, convoca todos os farmacêuticos e farmacêuticos bioquímicos que laboram nos estabelecimentos e locais prestadores de serviços na área de saúde, dos setores; privado, filantrópico e terceirizado no Estado do Tocantins, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 21 de janeiro de 2016, na sede do Sindifato, na Quadra 404 Sul, Avenida LO 11, lote 4, sala 8, em Palmas/TO, às 9 horas, em primeira convocação, para tratarem da seguinte ordem do dia: a) leitura do edital convocatório; b) apreciação da contra proposta do sindicato patronal; c) assuntos gerais da categoria. Não havendo número legal de presentes na primeira convocação, a segunda se realizará 30 minutos após, já com qualquer número de presentes. As deliberações tomadas nesta Assembleia prevalecerão para todos os fins de direito, e a ela se vinculam os trabalhadores sindicalizados ou não à entidade convocante. Palmas/TO, 19 de janeiro de 2016. Léia Ayres Cavalcante – Presidente.

 

Acesse a contraproposta do sindicato patronal

poradmin

Ficar de sobreaviso é prejudicial para a saúde

Estar sempre disponível para o trabalho – mesmo que este não seja requisitado — tem impacto negativo na saúde e no bem-estar do profissional. De acordo com um estudo de pesquisadores alemães, a expectativa de que um profissional deve se manter conectado após o fim do expediente limita a capacidade do corpo de se recuperar ao fim do dia, tem efeito negativo no humor da pessoa no dia seguinte e pode levar a níveis mais altos de estresse.

O estudo, publicado na edição mais recente do “Journal of Occupational Health Psychology”, da Associação Americana de Psicologia, foi realizado por professores da Universidade de Hamburgo. Os pesquisadores analisaram o humor e o nível do hormônio cortisol, associado a níveis mais altos de estresse, em profissionais na manhã seguinte a um dia em que eles precisaram ficar de sobreaviso para resolver questões profissionais após o fim do horário de trabalho. Em seguida, compararam os resultados com um dia sem essa exigência. O experimento durou duas semanas e contou com 132 participantes.

A exigência de disponibilidade afetou negativamente o humor dos profissionais no dia seguinte, diminuindo os níveis de disposição, energia e calma. A produção de cortisol foi mais rápida do que nos dias normais, de forma similar ao encontrado em pessoas que sofrem de estresse. Os resultados foram iguais independentemente de os trabalhadores terem sido contactados pelos chefes ou não. A simples exigência de disponibilidade – e não o trabalho em si – foi responsável pela piora nos índices.

Para os pesquisadores, a insegurança causada pela possibilidade de ser requisitado para trabalhar limita o controle que a pessoa pode exercer em atividades não relacionadas ao emprego, o que pode gerar estresse adicional. “O período em que os funcionários precisam ficar disponíveis para o trabalho limita o comportamento da pessoa e não pode ser considerado tempo livre, pois a capacidade de recuperação – uma função crucial do tempo livre – fica restrita nessas circunstâncias.”

Fonte: Valor Econômico, por Letícia Arcoverde, 18.01.2016

poradmin

Tratamento odontológico para farmacêuticos

Os farmacêuticos filiados ao Sindifato, seus dependentes e funcionários agora tem uma opção mais viável para tratamento odontológico em Palmas. Foi firmado o convênio com a clínica Uni Oral odontologia para oferecer diversos serviços para os filiados com valores diferenciados.

Os serviços são variados e vão desde procedimentos mais simples até procedimentos cirúrgicos e tratamento ortodôntico. Para ter direito ao benefício, os filiados devem agendar horário com a clínica conveniada e apresentarem a carteira de filiado ou a carta de encaminhamento expedida pelo Sindifato.

Confira a relação completa das empresas conveniadas ao Sindifato em http://www.sindifato.com.br/convenios/

Da redação

poradmin

Farmacêuticos podem aderir as atividades físicas

O sindicato dos farmacêuticos do Tocantins iniciou o ano com novidades para os filiados, dependentes e funcionários. Diversos convênios estão sendo firmados para beneficiar os farmacêuticos filiados no Tocantins. Além de Palmas, Araguaína, os farmacêuticos de Porto Nacional agora podem se exercitar nas academias conveniadas com o Sindifato, pagamento uma mensalidade diferenciada.

Entre os serviços oferecidos estão a musculação para, zumba, treinamentos funcionais, danças, lutas, avaliação física e outros disponíveis nas academias para os farmacêuticos filiados ao Sindifato. Os horários variam a partir da 6 h da manhã até a 24 horas. Portanto, agora não existem mais desculpas para deixar as atividades físicas sem segundo plano, pois além dos horários variados, para atender os farmacêuticos, os valores são diferenciados e a localizações estão bem mais abrangentes.

Confira a nossa lista de empresas conveniadas no link http://www.sindifato.com.br/convenios/.

Da redação

poradmin

Alerta sobre descontos em contracheque

Os farmacêuticos do Tocantins devem ficar atentos aos descontos em seus contracheques. Nesta semana recebemos denúncias referentes a descontos de valores devidos ao SINDIFARMA, sindicato do comércio varejista de medicamentos, portanto, sindicato patronal. Já solicitamos aos farmacêuticos que alegaram esse desconto, que nos enviassem uma cópia do contracheque com o referido desconto para as providencias cabíveis,

Em dezembro de 2015, o Sindifato fez uma pesquisa no cadastro do Sindifarma no site do Ministério do Trabalho e Emprego, e para nossa surpresa eles estão cadastrados como sindicato de empregador, de trabalhadores. Imediatamente alertamos sobre o erro de cadastro e a entidade patronal, disse que adotou as providencias necessárias.

Porém, com essas denúncias, denuncias, é bem provável que estejam acontecendo descontos dos trabalhadores em favor dos patrões e isso é inadmissível no meio sindical. Prática essa, mesmo que por equivoco, será objeto de denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho e ação judicial na justiça do trabalho.

Diante do exposto, qualquer farmacêutico que identificar descontos em seu contracheque em favor do Sindifarma ou qualquer outro sindicato que não o SINDIFATO, deve enviar imediatamente uma cópia do contracheque com o devido desconto, por email, redes sociais, para que possamos providenciar o ressarcimento dos valores.

Da redação

poradmin

Vantagens para filiados

Muitos farmacêuticos se perguntam quais as vantagens de ser filiados a uma entidade sindicato. Vamos responder de forma clara e direta. Podemos afirmar com toda certeza que os benefícios coletivos e individuais são muitos e que é muito vantajoso fazer parte de uma entidade sindical.

Primeiramente, é preciso desmistificar o trabalho das entidades sindicais. Os sindicatos são os responsáveis por todos os benefícios que os trabalhadores têm conquistados atualmente, tais como férias, 13º salário, horas extras, adicional noturno, licenças para tratamento de saúde, maternidade, paternidade, fundo de garantia e aposentadoria.

Essas conquistas vieram de negociações intermináveis com a classe patronal. Assim, não pense que o patrão, ou o governador do Estado acordou de bom humor e resolveu dar férias, ou reajustar os salários dos empregador e servidores. Foram os sindicatos que lutarem, se reuniram, brigaram e muitas vezes foram ameaçados pelo patronal a não conquistar benefícios para a categoria.

No campo individual, as vantagens também são grandes. A maioria dos sindicatos celebram convênios com empresas prestadoras de serviços, tais como academias, clínicas, consultórios, restaurantes, lavanderias, escolas e outros serviços que beneficiam os filiados e seus dependentes por meio de descontos no pagamento de produtos e serviços.

Assim, se o farmacêutico utilizar alguns convênios, não precisa serem todos, mas apenas alguns, o valor da mensalidade que ele paga ao sindicato da categoria sai de graça e ainda diminui as despensas do orçamento no final do mês. Por exemplo: vamos supor que a mensalidade da escola do seu filho esteja em R$ 800,00. Se o Sindicato conseguir um desconto de 10% na mensalidade, o valor cairia para R$ 720,00. Só com esse desconto o farmacêutico pode economizar R$ 80,00 por mês, por ano economizaria R$ 960,00, só por ser filiado ao sindicato da categoria.

Pensando nas vantagens para categoria, o Sindicato dos farmacêuticos está ampliando a carteira de convênios com diversos segmento. Para consultar a relação de convênios acesse http://www.sindifato.com.br/convenios/.

Da redação

 

poradmin

Faltas por acidente de trabalho são descontadas das férias?

Caso o afastamento em decorrência de acidente do trabalho seja de até seis meses, permanece o direito às férias integrais. Agora, se o afastamento for maior do que seis meses, contínuos ou não, você perderá o direito de usufruí-las.

O colaborador que se afasta em decorrência de acidente do trabalho tem direito a continuar a receber seu salário nos primeiros 15 dias de afastamento. Após esse período, cessa a obrigação do empregador em pagar a remuneração e o trabalhador passa a receber um benefício previdenciário pago pelo INSS.

Quanto ao 13º salário, o afastamento por acidente do trabalho não interfere no recebimento, embora traga consequências sobre quem deverá pagá-lo.

Assim, o empregador deverá arcar de forma proporcional ao período em que houve efetivo trabalho no ano, considerando também os 15 primeiros dias de afastamento, e o INSS será responsável pelo pagamento correspondente ao período em que o colaborador recebeu o benefício previdenciário.

Vale lembrar que, caso o valor pago pelo INSS seja inferior ao que o colaborador receberia se não houvesse o afastamento, este valor deverá ser complementado pela empresa.

*Resposta de Sônia Mascaro Nascimento.

Fonte: Exame.com, por Camila Pati, 10.12.2015