Arquivo mensal julho 2016

poradmin

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AGE CCT 2016/2017: CONTRAPROPOSTA DO PATRONAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO TOCANTINS – SINDIFATO. O Presidente do Sindicato, em uso das suas atribuições legais e estatutárias, CONVOCA todos os Farmacêuticos do Estado do Tocantins, sindicalizados ou não, especificamente aqueles que laboram no setor do comércio varejista e atacadista de medicamentos, para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a ser realizada nas seguintes datas, horários e locais: EM PALMAS/TO, no dia 04 de agosto de 2016, às 16:00 horas. Na sede do sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins, localizado na Quadra 404 Sul, avenida LO 11, lote 4, sala 8 em Palmas/TO; EM ARAGUAÍNA/TO, no dia 04 de agosto de 2016, às 18:30 horas, na sede do Conselho Regional de Farmácia auditório, localizado na Rua 13 de Outubro, 1º Andar Sala A 4123, Setor Neblina, Araguaína – TO. Para tratarem da seguinte ordem do dia: a) leitura do edital convocatório; b) apreciação das propostas feitas pelo sindicato patronal, sendo uma reposição de 7,74% com aumento de jornada de trabalho para 44 horas semanais e a segunda proposta, manutenção das 40 horas semanais com reposição de 5%; c) elaboração de uma contraproposta para o sindicato patronal; d) autorização para que a Diretoria do Sindifato possa firmar acordo administrativo, com a assinatura da CCT, com ou sem mediador e na sua inviabilidade, conceder poderes para que seja ajuizado o competente DC; Não havendo número legal de presentes na primeira convocação, a segunda se realizará 30 minutos após, já com qualquer número de presentes. As deliberações tomadas nesta Assembleia prevalecerão para todos os fins de direito, e a ela se vinculam os trabalhadores sindicalizados ou não à entidade convocante. Palmas/TO, 29 de junho de 2016. Ass. Pedro Henrique Goulart Machado – Presidente.

poradmin

Mais uma novidade no portal do SINDIFATO ! ! !

Colegas farmacêuticos do Tocantins, agora nosso sindicato conta com mais uma ferramenta para ajudar a vocês que queiram tornar-se um associado ao SINDIFATO, a filiação on-line.

A filiação ao Sindicato dos Farmacêuticos é, antes de tudo, um ato voluntário assegurado pela Constituição Federal e qualquer Farmacêutico que estiver devidamente registrado no Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO), poderá requerer a adesão ao nosso quadro social.

Veja como é fácil, acesse o link Filiação on-line ou clique aqui para saber como você pode fazer parte da construção de uma categoria mais forte e ter uma série de benefícios em nossa rede conveniada que cada dia mais tem sido ampliada.

Venha fazer parte você também do SINDIFATO.

Sindicalize se

poradmin

CCT 2016/2017: Primeira reunião de negociação termina sem acordo

Não houve acordo na primeira reunião de negociação coletiva entre o sindicato dos farmacêuticos e o sindicato patronal que representa as farmácias e drogaria privadas do estado do Tocantins. A reunião acontece na tarde desta quinta-feira (28), na sede do Sesc/Senac na cidade de Gurupi/TO.

Apenas a proposta de aumento da jornada de trabalho para os farmacêuticos foi discutida nesta primeira reunião. O sindicato patronal sinalizou o aumento da jornada de trabalho para 44 horas semanais, com reposição de 7,74% (INCP/JUN 2016). A outra proposta foi de manter a jornada de 40 horas semanais com reposição de 5%. As duas propostas serão levadas para deliberação da Assembleia Geral da categoria, que acontecerá no dia 02/08/2016.

Na opinião dos diretores do Sindifato, “As duas propostas estão muito aquém das nossas necessidades”, afirma Renato Soares Pires Melo, diretor do Sindifato. No mesmo sentido, o Presidente, Pedro Henrique Goulart Machado, afirma que “o aumento da jornada de trabalho inviabilizará um segundo vinculo de trabalho, além de trazer prejuízo aos farmacêuticos plantonistas, pois a afirmação, feitas pelos patrões, de que as farmácias e drogarias funcionarão apenas 4 horas aos sábados não correspondem à realidade deste segmento”.

Outras propostas
A outras propostas feitas pelo sindicato dos Farmacêuticos, serão alvo de novas reuniões. Ainda falta discutir as seguintes proposta:

  • Adicional de Responsabilidade Técnica
  • Adicional de Gestão pela Programa Farmácia Popular
  • Adicional de Gestão pela Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos controlados
  • Aumento do valor do auxílio alimentação
  • Definição de um calendário de feriados.

A próxima reunião de negociação está pré-agendada para o dia 04 de agosto deste ano, na sede da Fecomércio em Palmas, mas irá depender do resultado da AGE do dia 2 de agosto.

Da redação

poradmin

Marcada a primeira reunião de negociação da CCT 2016/2017

Na próxima quinta-feira (28), acontecerá a primeira reunião de negociação da CCT 2016/2017 entre o Sindicato dos Farmacêuticos e o Sindicato patronal das farmácias e drogarias do estado do Tocantins.

A reunião acontecerá as 15h na sede do sindicato patronal, localizada na avenida Goiás, 2547, Ed. Alzira, Centro, na cidade de Gurupi/TO, a 240 km de capital. Participaram dessa primeira reunião, os diretores e assessoria jurídica do Sindifato, alguns farmacêuticos que trabalham na cidade de Gurupi e outros que irão acompanhar as negociações.

“Essa primeira reunião, será para ajustarmos e apresentarmos as propostas que embasaram os nossos pedidos”, acrescentou o farmacêutico Renato Soares Pires Melo, diretor secretario do Sindifato. Segundo o presidente do Sindifato, Pedro Henrique Goulart Machado, “esperamos sair dessa reunião com as nossas propostas atendidas, por isso esperamos bom senso dos patrões”.

A comitiva sairá de Palmas, no dia 28/07, às 11h30 e seguirá até a cidade de Porto Nacional para buscar mais dois integrantes do grupo e seguirá para Gurupi, devendo retornar no mesmo dia.

Da redação.

poradmin

Faça parte você também, juntos somos mais fortes ! ! !

Sindifato.fwO mercado farmacêutico tem passado por um período de turbulências devido à atual situação político-econômica do país e do mundo. Apesar de tudo, alcançamos vitórias importantes através das convenções coletivas de trabalho (CCT) e processos judiciais trabalhistas individuais e coletivos nos últimos anos.
Por meio da sua experiência e participação sindical, podemos alcançar resultados excepcionais, possibilitando-nos seguir em frente e conquistar todas as reivindicações trabalhistas almejadas pelos profissionais farmacêuticos no Tocantins.
Entretanto, para que o SINDIFATO siga cumprindo sua missão de organizar os interesses dos farmacêuticos e garantir o suporte necessário na defesa da categoria perante o setor patronal, é necessária a sua filiação, pois esta associação profissional nos confere a força que não obtemos quando estamos sós.
Por conta dos acontecimentos dos últimos anos, precisamos fortalecer nossa categoria para resguardarmos os direitos adquiridos e conquistarmos outros como melhores salários e condições de trabalho, valorização profissional, assim como ampliação de benefícios sociais, juntamente aos já existentes.
Para que esta luta se fortaleça cada vez mais, convidamos você e todos os farmacêuticos a participarem do SINDIFATO.

Venha participar! Filie- se!

Campanha de filiação 2016 - 1

Unidos podemos ir além!!!

poradmin

Sindicato patronal faz contraproposta para reajuste salarial 2016/2017

Na manhã de hoje (22) o sindicato patronal que representa as empresas do comércio varejista de medicamentos enviou uma contraproposta para a categoria farmacêutica.

O índice de reajuste foi de 3% para a CCT 2016/2017, mais 3% de auxílio alimentação e aumento da jornada de trabalho de 40h para 44 horas, além de manter o calendário nacional, estadual e municipais.

A proposta será avaliada pela Diretoria do Sindifato, mas de antemão, está muito aquém do que foi proposto.

A primeira reunião de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho deverá ocorrer ainda esse mês. Lembrando que a data base será em 1º de agosto, quando a CCT já estivesse acordada, porém, diante da proposta pífia do patronal, as negociações devem se estender por alguns meses.

Da redação

Veja a proposta do Sindicato dos Farmacêuticos enviada para o patronal.

PROPOSTAS DOS FARMACÊUTICOS PARA A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 PARA O SINDICATO DO COMERCIO VAREJISTA DE MEDICAMENTOS DO TOCANTINS / FEDERAÇÃO DO COMERCIO DO ESTADO DO TOCANTINS – FECOMÉRCIO.

PROPOSTAS
REAJUSTES E CORREÇÕES
• 9,8307 INCP acumulado dos últimos 12 meses, medido em abril 2016.
• 1,882% referente a perdas da CCT anterior, INPC medido em agosto de 2015 (9,8820)
• 3,28% ganho real

OUTROS ADICIONAIS
• ADICIONAL DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA – Ao farmacêutico será devido o ADICIONAL DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA no importe de 20% sobre o valor do salário de 8 horas diárias. Como forma de compensar a responsabilidade perante os órgãos de fiscalização e reguladores da profissão. Parágrafo único: A gratificação referente ao caput SERÁ acumulada com outras, de responsabilidade do farmacêutico.

• ADICIONAL PELA GESTÃO DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR – Ao farmacêutico será devido o ADICIONAL DE GESTÃO DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR, no importe de 15% sobre o valor do salário de 8 horas diárias. Como forma de compensar a responsabilidade de gerir o referido sistema diante do órgão responsável pelo programa no âmbito nacional. Parágrafo único: A gratificação referente ao caput SERÁ acumulada com outras, de responsabilidade do farmacêutico.

• ADICIONAL PELA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE PRODUTOS CONTROLADOS – SNGPC – Ao farmacêutico será devido o ADICIONAL DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE PRODUTOS CONTROLADOS – SNGPC, no importe de 15% sobre o valor do salário de 8 horas diárias. Como forma de compensar a responsabilidade de gerir o referido sistema diante do órgão responsável pelo programa no âmbito nacional. Parágrafo único: A gratificação referente ao caput SERÁ acumulada com outras, de responsabilidade do farmacêutico.

DO AUXILIO ALIMENTAÇÃO
• R$ 18,00 (dezoito reais) por dia.

DOS FERIADOS
Para esclarecimentos desta Convenção Coletiva de Trabalho, são feriados as seguintes datas abaixo. Nestes dias, o trabalho será executado pelo farmacêutico plantonista.

§1º – Feriados Nacionais:
I. 1º de janeiro, Confraternização Universal;
II. 25 de março, Paixão de Cristo;
III. 21 de abril, Tiradentes;
IV. 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho;
V. 07 de setembro, Independência do Brasil;
VI. 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida;
VII. 02 de novembro, Finados (feriado nacional);
VIII. 15 de novembro, Proclamação da República e
IX. 25 de dezembro, Natal (feriado nacional).

§2º – Feriados Estaduais:
I. 18 de março – Dia da Autonomia do Estado;
II. 8 de setembro – Nossa Senhora da Natividade, Padroeira do Estado; e
III. 5 de outubro – Dia da Criação do Estado.

§3º – Serão considerados feriados, também:
I. 20 de janeiro -Dia do Farmacêutico;
II. Terça feira de Carnaval
III. Dia de Corpus Christi;

§4º – Os feriados municipais deverão seguir as regras a associação comercial do município.

poradmin

Sine fará mutirão de quatro dias para emissão de carteira de trabalho

Com o objetivo de emitir várias Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), em um curto espaço de tempo, a Secretaria do Trabalho e Ação Social (Setas), por meio do Sine, fará um mutirão para a emissão dos documentos, a partir desta segunda-feira, 18, estendendo até quinta-feira, 21. A priori serão emitidas 80 CTPS por dia, totalizando 320, ao término do quarto dia.

O esforço conjunto é uma soma de forças entre Sine e Ministério do Trabalho de Palmas, após uma compreensão de que a plataforma tecnológica sustentada pela base do governo federal, em Brasília, tem causado algumas inconveniências aos que precisam de uma CTPS.

O mutirão será apenas no Sine (centro), em Palmas, mas nos próximos meses poderá chegar às demais unidades do órgão espalhados no Tocantins.

Senhas
Nestaa segunda-feira, a partir das 7h30, todas as senhas já serão distribuídas. Para facilitar a vida do trabalhador, as mesmas terão o horário estimado de atendimento. Exemplo: a pessoa que tiver a senha de número 80 saberá que o seu atendimento será por volta das 17h45.

“Esta foi uma forma de logística que encontramos para deixar o solicitante à vontade com os seus outros afazeres”, pontua a diretora interina do Sine, Glaúcia Branchina, acrescentando que o mutirão se estenderá também aos colaboradores do Sine que trabalharão em revezamento de modo que o atendimento será ininterrupto.

Entrega CTPS
• As carteiras poderão ser retiradas a partir da semana seguinte ao mutirão, ou a contar cinco dias úteis a partir da emissão.

Documentos
Os pretendentes deverão levar consigo:

* 1ª via: RG, CPF, Comprovante de endereço e Certidão de Nascimento/Casamento.
* 2ª via – Em caso de carteira anterior cheia – RG, CPF, Comprovante de endereço, Certidão de Nascimento/Casamento e carteira anterior.

Perda ou roubo: RG, CPF, Comprovante de endereço, Certidão de Nascimento/Casamento, Boletim de Ocorrência e Extrato com número da carteira anterior (Pode ser emitido na Caixa Econômica Federal ou INSS).

Endereço:
Quadra 104 Sul, Rua SE 3, Conjunto 3, Lote 25, Plano Diretor Sul (em frente ao camelódromo de Palmas).

Fonte: Portal CT com informações da Ascom Setas

poradmin

Município de Palmas, reativa a Mesa de Negociação Permanente do SUS

No dia 15 de julho deste ano, foi publicada no diário oficial do município de Palmas, a Portaria DSG nº 689/SEMUS/GAB, como a designação dos servidores que irão compor a Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS/ Palmas (MESA/SUS/PALMAS).

A Mesa Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS) é um fórum paritário e permanente de negociação, que reúne gestores públicos e entidades sindicais representativas dos trabalhadores da saúde. Nela são debatidos assuntos referente a relação de trabalho dos profissionais de saúde.

O Sindifato será representado na Mesa de Negociação pelos Farmacêuticos Pedro Henrique Goulart Machado (titular) e Fagner Araújo Luz (suplente), Presidente e Tesoureiro do Sindifato, respectivamente. A função dos representantes e apresentar as demandas da categoria par este segmento específico, de servidores da saúde do município de Palmas.

O calendário de reuniões ainda será definido com a participação de todos os membros da Mesa de Negociação que conta com a seguinte composição:

a) Bancada da Secretaria Municipal da Saúde:
I – Secretário (a) Municipal da Saúde e o Secretário (a) Executivo como suplente:
Representante: Nésio Fernandes de Medeiros Junior, matrícula funcional nº 413.026.413
Suplente: Whisllay Maciel Bastos, matrícula funcional nº 413.026.396

II – Diretoria Executiva do Fundo Municipal de Saúde:
Representante: Jamil Carlos Caetano, matrícula funcional nº 413.018.566
Suplente: Marly Cristina Fernandes da Silva, matrícula funcional nº 155.671

III – Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas:
Representante: Juliana Ramos Bruno, matrícula funcional nº 334.421
Suplente: Jaciela Margarida Leopodina, matrícula funcional nº 303.211

IV – Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde: Representante: Nígima Cristina de Oliveira Bezerra, matrícula funcional nº 330.681
Suplente: Ivana Felícia Souza Santos, matrícula funcional nº 704.298-2

V – Diretoria de Atenção Secundária em Saúde:
Representante: Jetro Santos Martins, matrícula funcional nº 413.025.402
Suplente: Maria Luiza Gomes da Silva Farias, matrícula funcional nº 13402

VI – Assessoria jurídica:
Representante: Renata Elisa de S. Pereira, matrícula funcional nº 413.023.916
Suplente: Fernanda Gonçalves Nogueira, matrícula funcional nº 413.026.913

b) Bancada dos trabalhadores:
I – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (SISEMP):
Representante: Heguel Belmiro Souto de Albuquerque
Suplente: Neydemar Cabral de Lima Ferreira

II – Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (SINDIFATO):
Representante: Pedro Henrique Goulart Machado
Suplente: Fagner Araújo Luz

III – Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET-TO):
Representante: Claudean Pereira Lima
Suplente: Paulo Fernando de Souza

IV – Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO):
Representante: Giancarlo de Monteiro Quagliarello
Suplente: Ricardo Martinez Camolesi

V- Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO): Representante: Janice Painkow
Suplente: Hélio H. Marques Maués

VI – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado no Tocantins (SINTRAS-TO):
Representante: Manoel Pereira de Miranda
Suplente: Raimundo de Sousa Morais

Da redação com informações do DOM-PMW.

poradmin

NOTA DE PESAR – SAVANNA DUARTE

É com extremo pesar que comunicamos o falecimento da Farmacêutica Savanna Duarte, residente na cidade de Araguaína/TO. Grande colega e profissional, sempre disposta a colaborar com os colegas de serviço, com os pacientes e familiares.

Prestamos nossas condolências à família e aos amigos

A diretoria do Sindifato

Segue uma homenagem dos colegas mais próximos.

SAVANNA… 😞❤🌟
Entre as muitas mulheres de nossa cidade que silenciosamente enfrentam a luta contra o câncer, perdemos hoje pela manhã uma guerreira! Savanna Duarte, cidadã para muitos desconhecida, foi uma verdadeira combatente! Expressamos aqui nossa solidariedade a todas as mulheres que enfrentam a doença corajosamente, cheias de determinação e são capazes de registrar em texto, de forma admirável, o que descobrem sobre a VIDA. Leia até o final, é emocionante! Aos parentes, o nosso carinho…

“Vou dizer o que eu aprendi de positivo quando eu descobri que estava doente:

1) Ser amada é a melhor coisa da vida;
2) Enfermeiros são heróis;
3) A amizade verdadeira levanta até defunto;
4) Animais de estimação sabem consolar;
5) Aqueles que se menos espera, são os que mais ajudam;
6) É realmente possível viver sem comida por 7 dias;
7) Idade e maturidade são coisas diferentes;
8) Rir é o melhor remédio;
9) Fazer piada da desgraça ajuda a processá-la;
10) Sua família estará contigo até quando ninguém mais estiver;
11) Filmes e desenhos animados são um bom passa tempo para esquecer das dificuldades;
12) Morrer não é tão assustador quanto parece;
13) Se cobrar menos te deixa mais feliz;
14) Estabelecer limites para as pessoas a sua volta é importante;
15) A saúde é o mais importante de tudo;
16) Comer é um prazer divino;
17) Algumas pessoas estranhas serão mais gentis do que as que você conhece faz tempo.
18) É possível se tornar uma pessoa melhor depois do câncer;
19) Tudo está aonde deveria estar, mesmo que não consiga ver isso agora;
20) O câncer te traz novas amizades muito especiais;
21) Você vai amadurecer uns 10 anos em poucos meses;
22) Uma hora, as agulhas param de doer ao furarem a pele;
23) Câncer não é a doença mais triste que existe;
24) Suas conquistas serão inúmeras;
25) Todo mundo vai saber seu nome;
26) Vai se tornar cliente vip dos lugares que frequenta;
27) Vai receber pequenos agrados e sorrisos;
28) Vai poder dizer muitas vezes: “por experiência própria, acho que…”
29) Vai economizar horrores com salão, depilação e manicure;
30) Vai ser mimada e constantemente agradada;
31) Vai ser capaz de amar mais intensamente;
32) Vai olhar a natureza, o céu e os pássaros como nunca viu antes;
33) Se tornará mais sensível para perceber as necessidades verdadeiras do mundo;
34) O amor conserta tudo;
35) A dor não é eterna.

Da redação