Arquivo mensal outubro 2016

Diretoria do Sindifato terá reunião para tratar de planejamento estratégico 2016/2017

Acontecerá na manhã do dia 1, às 9h30, uma reunião ordinária da diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins, para tratar do planejamento estratégico do Sindifato para o período de novembro 2016 à outubro de 2017. A reunião contará com a presença dos diretores, conselho fiscal, funcionários e assessorias.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão onde são levantados todos os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da entidade. Com base nessas informações, são planejadas as ações e metas a serem desenvolvidas, com prazos e responsáveis pelas ações. “Trata-se de uma ferramenta muito útil para o Sindifato. Com ela, podemos planejar todas as ações que serão realizadas, tanto as datas comemorativas, negociações, assembleias, roteiro de visitas nas cidades, eventos, cursos, capacitações e aquisições”, destacou o diretor secretario, Renato Soares Pires Melo.

Para Presidente do Sindifato, Pedro Henrique Goulart Machado, “o planejamento estratégico é essencial para o desenvolvimento do nosso trabalho, não ficamos apagando incêndios, todas as ações são planejadas e dentro de um orçamento, fica mais fácil de trabalhar, e torna o Sindifato mais produtivo”. Ainda segundo os diretores, o Sindifato adotou o planejamento estratégico à 5 anos, e desde então vem colhendo frutos desse trabalho.

Uma das grandes metas do Sindifato para o próximo período é aumentar o número de filiados à entidade. A realização de uma caravana para participar de um congresso nacional, realizar eventos em 4 ou 6 cidades do Tocantins, além de aumentar a carteira de convênios.

Sindifato sorteia anuidade 2017 entre seus filiados

Ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), o sorteio da primeira anuidade 2017 do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Tocantins. Esse evento faz parte da campanha de filiação promovida pelo Sindicato da categoria. Até o final de 2016, serão sorteadas mais duas anuidades para os filiados da entidade sindical.

A ganhadora do primeiro sorteio foi a farmacêutica LUCIANA MARIA ULISSES SARAIVA. O sorteio foi realizado pelo site www.sorteador.com.br . “Essa foi uma forma de convidar os farmacêuticos a sindicalizarem no Sindifato”, informa o Presidente da entidade, Pedro Henrique Goulart Machado.

O Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins vem desenvolvendo uma série de ações para estimular a filiação da categoria. Em 2016, até o mês de outubro, ocorreram mais de 30 novas adesões. Os filiados podem utilizar os convênios celebrados pelo Sindifato com escolas, cursos de idiomas, academias, consultórios, além da assessoria jurídica da entidade e outros.

O próximo sorteio será no dia 28 de novembro, às 17 horas na sede do Sindifato.  Aqueles que quiserem participar dos sorteios, basta preencher e assinar a ficha de filiação e efetuar o pagamento da primeira mensalidade. O Sindifato possui diversas ações em benefício da classe, fica o convite para os farmacêuticos do Tocantins conhecerem a entidade sindical.

Grevistas realizarão mobilização em Palmas nesta quinta, 20

Em reunião ocorrida na última sexta-feira, 14 de outubro, na sede do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins (SEET-TO), os Sindicatos integrantes do Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (MUSME-TO) definiram novas estratégias de mobilização para os servidores públicos estaduais em greve há quase 70 dias.

Nesta quinta-feira, 20, no período da manhã, haverá entrega de panfletos no comércio da Capital, com mobilização na Avenida Tocantins, em Taquaralto, e na Avenida JK, no centro de Palmas.

Segundo o MUSME-TO, o intuito é continuar realizando mobilizações pacíficas e que cobrem o direito dos servidores à data-base. Os Sindicatos informam que o panfleto busca esclarecer os motivos que levaram à deflagração e à continuação da greve geral da categoria.

Outras ações que visam garantir o pagamento da data-base também estão em andamento e serão divulgadas posteriormente.

Fonte: Assessoria de Comunicação MUSME-TO

Sem resposta do Governo, MUSME-TO diz que a greve continua por tempo indeterminado

Os Sindicatos integrantes do Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (MUSME-TO) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 11 de outubro, para deliberar sobre a atual conjuntura do movimento grevista e da negociação da data-base. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO).

Os presidentes pontuaram que até o momento, o Governo do Estado não se manifestou sobre a contraproposta apresentada pelos servidores públicos no último dia 27 de setembro.

Cabe lembrar que a proposta foi formulada com base nas sugestões enviadas pelas concentrações e é a seguinte: 1) implementar 50% do índice da data-base 2016, na folha de pagamento de outubro de 2016; 2) implementar os outros 50% do índice da data-base 2016, na folha de pagamento de janeiro de 2017; 3) pagar os retroativos da data-base 2015, no exercício de 2017, iniciando na folha de janeiro; 4) pagar os retroativos da data-base 2016, no exercício de 2017, iniciando na folha de janeiro.

Em razão da postura desrespeitosa do Governo, o MUSME-TO decidiu por MANTER a greve geral em todo o Estado, por tempo indeterminado. Neste dia 11, a greve geral completou 64 dias. Na próxima semana, novas estratégias de mobilização serão anunciadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação MUSME-TO

Sindifato fará sorteio de anuidades 2017 entre seus filiados

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins irá sortear 3 (três) anuidades 2017 do Conselho Regional de Farmácia entre os seus filiados. Para concorrer as anuidades 2017, basta ser filiados e estar em dia com as obrigações estatutárias.

Os sorteios acontecerão em 3 (três) etapas, o primeiro, será no dia 28 de outubro, o segundo, no dia 28 de novembro e o terceiro será em 23 de dezembro deste ano. Os farmacêuticos filiados, estarão concorrendo automaticamente.

Os ganhadores terão seus nomes divulgados no site www.sindifato.org.br.  Para receber as anuidades, os ganhadores deverão retirar o boleto correspondente a sua anuidade no Conselho de Farmácia do Tocantins e enviar ao Sindifato para que seja efetuado o pagamento.

Não perca essa chance de participar do sorteio das anuidades 2017.

FILIAÇÃO

A filiação ao Sindifato é um ato voluntário, ninguém é obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado ao sindicato da sua categoria. Porém, os filiados têm diversas vantagens na filiação, tais como descontos em academias, escolas, cursos de idiomas, lojas, lavanderias, consultórios, restaurantes, assessoria jurídica e contabilidade para pessoa física. Além dos diversos sorteios que passarão a ser mais frequentes.

Filie-se

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins vem a público repudiar a prefeitura municipal de Gurupi, pela publicação do edital nº 002/2016, com a oferta de um salário de R$ 884,29 para o cargo de Farmacêutico. A categoria Farmacêutica considera uma afronta o salário ofertado, pois não se tem notícias de nenhuma prefeitura do Brasil que ofereça um salário tão baixo para o Farmacêutico.

Segundo informações do Fundo Nacional de Saúde a Prefeitura recebeu no ano de 2015, o montante de R$ 19.551.683,55, sendo que desse valor, R$ 525.537,18 foi destinado para ações de Assistência Farmacêutica. No ano de 2016, que ainda não acabou, a prefeitura recebeu apenas do Fundo Nacional de Saúde, o montante de R$ 16.152.919,61, sendo que R$ 455.033,80, para as ações de Assistência Farmacêutica.

O salário de R$ 884,29 está muito distante do salário de referência dos Farmacêuticos no Tocantins, que é de R$ 3.750,00. Portanto a oferta da prefeitura de Gurupi ofende profundamente a capacidade laborativa e intelectual da classe farmacêutica. E considerando os valores repassados à Prefeitura e as necessidades de oferecer um serviço de assistência farmacêutica de qualidade à sociedade, a prefeitura tem a obrigação de se retratar e oferecer melhores salários aos Farmacêuticos e aos demais profissionais de saúde.

A Diretoria

Farmacêuticos do Tocantins têm novo piso salarial

Na manhã desta terça-feira (11), foi realizada a reunião de mediação da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017, entre o Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins e a Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Tocantins – Fecomércio/TO. Com a participação de representantes de ambas entidades sindicais, bem como o departamento jurídico de cada uma, além da presença de proprietários de farmácia e drogarias do município de Palmas, Paraíso do Tocantins e Gurupi.

Durante as negociações, após algumas horas de debate acalorado e argumentações, a mediação chegou ao final com a negociação do reajuste salarial de 9,18% (nove virgula dezoito por cento). O novo piso salarial passou para R$ 3.750,00 (três mil setecentos e cinquenta reais) para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais de segunda à sexta. As demais cláusulas serão reajustadas pelo mesmo índice negociado.

A diferença salarial do reajuste será paga em duas parcelas junto com os salários de outubro e novembro de 2016. O próximo passo será a atualização da convenção coletiva de trabalho no sistema mediador do Ministério do Trabalho e Emprego. Em breve o Sindifato irá editar uma cartilha explicativa para os farmacêuticos atualizarem as suas informações sobre o piso salarial e demais direitos previstos na CCT.