Arquivo mensal fevereiro 2017

Comunicado – Carnaval não é feriado!

Carnaval não é feriado!

Infelizmente a notícia não agrada a maioria. O Carnaval não é feriado! Os feriados decorrem de leis e não existe uma lei federal declarando o feriado nesse período.
A Lei n. 662 de 6 de abril de 1949, declara os seguintes feriados: Art. 1o São feriados nacionais os dias 1o de janeiro, 21 de abril, 1o de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Como se vê, o carnaval não faz parte dessa lista.
É importante lembrar que os órgãos públicos geralmente dão ponto facultativo nesse período e algumas empresas também. Isso ocorre por tradição e por vontade de seus sócios ou diretores.
O fato é que se algum farmacêutico trabalhar no Carnaval, não poderá requerer o pagamento de horas extras, pois não há amparo legal para isso. Assim, vale as regras da empresa sobre o período do Carnaval.

Diretoria do Sindifato.

Farmacêuticos se reúnem e celebram data com feijoada em Palmas

Organizado pelo Sindifato (Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins), o 4º “Feijão Tarja Preta” reuniu sábado, 18, em Palmas, profissionais para celebrar o Dia do Farmacêutico. A tradicional feijoada é uma forma de reunir e promover confraternização dos farmacêuticos pela comemoração do seu dia.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

A animação do evento foi do grupo Samba Mais. “O objetivo é confraternizar com os filiados, os amigos e familiares. É um evento para nós sentirmos valorizados. E que os colegas de profissão tenham em mente que nós, do Sindifato, seguimos lutando pela categoria”, afirmou o presidente do sindicato, Pedro Henrique Goulart Machado Rocha.

O presidente Pedro Henrique Rocha e o secretário-geral, Renato Soares Pires Melo, durante o evento apresentaram aos associados informações sobre as ações da entidade e os convênios firmados que beneficiam o farmacêutico. Embora realizado em fevereiro, o evento serve de festejo do Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro. E é feito tradicionalmente em fevereiro por causa da dificuldade de reunir os profissionais em período de férias do início do ano.

Sábado de “Feijão Tarja Preta” para os farmacêuticos

Neste sábado, 18 de fevereiro, os farmacêuticos do Tocantins têm um compromisso: o “4º Feijão Tarja Preta”. Realizado pelo Sindifato (Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins), o evento ocorre a partir das 11 horas, no Jacinta Buffet, na quadra 202 Sul.

Com cerveja, caipirinha, água e refrigerante liberados, os ingressos são gratuitos para todos os filiados em dia com o Sindifato e custam R$ 65 para acompanhantes e outros convidados. A expectativa é reunir cerca de 100 pessoas na confraternização, que será animada pela banda “Samba +”.

Os filiados devem buscar os seus ingressos até o fim da tarde desta sexta-feira, na sede do sindicato, na 404 Sul, LO 11, lote 4.

Histórico

Embora realizado em fevereiro, o evento serve de festejo do Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro. “Como em janeiro a maioria dos colegas está viajando, nós tradicionalmente optamos por fazer a comemoração em fevereiro, quando há muito mais farmacêuticos em Palmas e no Tocantins”, explica o presidente do sindicato, Pedro Henrique Goulart Machado Rocha.

Para obter mais informações sobre o evento, o interessado pode entrar em contato com o sindicato nos telefones 63-3214-5984 e 63-98459-5439.

Com open bar e música ao vivo, farmacêuticos promovem 4º Feijão Tarja Preta no sábado, 18

Já tradicional em Palmas, o “Feijão Traja Preta”, evento de confraternização realizado pelo Sindifato (Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins) tem sua quarta edição, no próximo sábado, 18 de fevereiro, a partir das 11 horas, no Jacinta Buffet, na Quadra 202 Sul. Com cerveja, caipirinha, água e refrigerante liberados, os ingressos são gratuitos para todos os filiados em dia com o Sindifato e custam R$ 65 para acompanhantes e outros convidados.

Os filiados devem buscar os seus ingressos na sede do sindicato, situado na 404 Sul, LO 11, lote 4, sala 8, até a próxima sexta-feira, 17 de fevereiro.

Histórico

Hospitais oferecem 6% de reposição e jornada de seis horas diárias aos farmacêuticos

O Sindifato (Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins) recebeu resposta do Sindessto (Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde no Estado do Tocantins) sobre a data base dos farmacêuticos, que deveria ter sido incorporada em novembro do ano passado. Os hospitais estão oferecendo reposição de 6% e confirmam a jornada de trabalho de seis horas diárias, ou seja, 36 horas semanais.

Com a reposição de 6%, o piso da categoria para quem trabalha em hospitais e estabelecimentos de saúde passaria para R$ 3.455,90. Atualmente o valor está em R$ 3.260,29.

Para o presidente do Sindifato, Pedro Henrique Goulart Machado Rocha, a proposta é plausível e vai ser levada para discussão da categoria. Caso aprovada, os farmacêuticos vão exigir que o pagamento seja retroativo a novembro do ano passado. “A reposição está um pouco abaixo da inflação e por isso não podemos aceitar que a categoria tenha mais prejuízo”, explicou o líder sindical.

Além disso, segundo o secretário-geral do sindicato, Renato Soares Pires Melo, é imprescindível para qualquer acordo que ocorra a manutenção do adicional de responsabilidade de 10% do salário para os profissionais chefes de farmácias nos estabelecimento hospitalar, o acréscimo de 3% com incorporação salarial para cada três anos trabalhados e a hora-extra em 75%. “Estamos em fase de negociação e entendemos que o momento é de crise econômica, mas a preservação de conquistas anteriores não se discute”, frisou Renato Melo.

Em relação ao valor do ticket alimentação para as empresas que não fornecem refeição, os hospitais propõem o valor de R$ 13,00.

Ao todo, o Tocantins tem cerca de 150 hospitais e estabelecimentos de saúde que empregam por volta de 180 farmacêuticos.

Foto – Renato Melo (esq) e Pedro Henrique, do SindifatoTO: “Tocantins emprega cerca de 180 farmacêuticos”

Foto – Divulgação

Após ofício do SINDIFATO, SINDESSTO se manifesta sobre CCT 2016-2017

O Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Tocantins – SINDESSTO, em atendimento ao Ofício 21/2017 do SINDIFATO protocolado no dia 16/01, encaminhou no dia 31/01 o Ofício 007/2017 apresentando a contra-proposta para início da negociação da Convenção Coletiva do Trabalho 2016/2017.

Neste documento o SINDESSTO apresentou as seguintes propostas:

•  REAJUSTE SALARIAL: 6% (seis por cento) sobre os salários vigentes;
  • ALIMENTAÇÃO: Para as empresas que não fornecem refeição, o valor do ticket será de R$ 13,00 (treze reais);
  • JORNADA DE TRABALHO: Limite de 36 horas semanais, ficando 180 horas/mês.

Durante as assembleias realizadas pelo SINDIFATO em novembro, foram discutidos com categoria todas as demandas apresentadas, resultando nas propostas:

• PISO SALARIAL FARMACÊUTICO e FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO: reajuste salarial de 9,16%, resultando no valor de R$ 3.560,00 (três mil quinhentos e sessenta reais), visando evitar as perdas inflacionarias.
  • ALIMENTAÇÃO – Aos empregados que laboram em jornada especial de 12×36 ou 6 horas diárias, com intervalo de 1 hora para refeição, as empresas fornecerão a eles alimentação diária adequada, ficando autorizadas a optar pelo fornecimento de ticket no valor unitário de R$ 16,38 (dezesseis reais e trinta e oito centavos) por refeição.
  • JORNADA DE TRABALHO – Para os empregados que estiverem submetidos à jornada de 6 horas diárias fica assegurado: Limite de 30 (trinta) horas semanal; Mínimo de 01 (uma) hora e no máximo de 02 (duas) horas diárias de intervalo para alimentação (almoço ou jantar) ou descanso; 15 (quinze) minutos de intervalo diários para lanche.

Diante da Contra-proposta, o SINDIFATO irá convocar nova assembléia para apresentar as propostas a categoria e iniciar dar início as negociações com o SINDESSTO.

Clique e confira o Ofício na íntegra

Fique por dentro, assine nossa Newsletter!!!

Colega Farmacêutico, assine nossa Newsletter e receba em seu e-mail o resumo de nossas últimas notícias. Fique por dentro das nossas ações, fatos relacionados a nossa profissão e ao mercado de trabalho, Convenções Coletivas de Trabalho e muito mais.

Para cadastrar-se é simples, basta preencher os seus dados e assinar!

Boletim de Noticias SINDIFATO

Informação – Sua Melhor Ferramenta de Trabalho ! ! !

[mailpoet_form id=”2″]